segunda-feira, 18 de maio de 2009

Morro do Canal - Terceira Vez

LC no Cume do Morro do Canal

Nesse domingo, resolvi subir novamente o Morro do Canal. Como não tinha alguém para ir junto comigo, fui sozinho mesmo, já que a Marina ainda não está recuperada da torção no tornozelo esquerdo que sofreu no caminho para o Morro Caratuva.

Então, levantei as 8:00 hs e preparei as coisas para iniciar a escalada.

Estreiei a nova mochila de ataque, uma da Trilhas & Rumos de 21 litros que compramos. Dentro dela tinha 1 garrafa de 750 ml de água, um kit de primeiros socorros, uma blusa e um pacote de bolachas que voltou intacto.

Sai de casa por volta das 8:30 hs e parti rumo a BR-277. Como está em reforma a saída para a BR, tive que utilizar um desvio o que me atrasou em uns 15 minutos.

Segui até o pedágio da BR-277 e um pouco antes dele fiz o retorno. Uns 500 metros à frente entrei a direita e segui em direção a Chácara do Sr. Zezinho que é o ponto inicial da subida do Morro do Canal.

Cheguei lá as 9:15 hs. Conversei com alguns conhecidos (e desconhecidos também), fiz um pouco de alongamento e decidi iniciar a subida.

Eram exatamente 10 hs da manhã e, depois de muito tempo, mais precisamente 12 anos, eu estava novamente caminhando sozinho, sem ninguém ao lado.

Início da Trilha

É uma sensação diferente, mas bem longe de ser chato. Contemplar a natureza e encarar a difícil subida sem ninguém ao lado é bem legal.

Portanto, se você está afim de passar um tempo com a natureza e não tem um companheiro, go ahead!

O início da escalada é bem puxado e tentei me poupar um pouco, pois com essa gripe em que estou e o nariz trancado, fica mais difícil, principalmente quando você só consegue respirar pela boca, aumentando assim o cansaço.

Fiz uma pequena parada na segunda escadaria para contemplar o visual. Estava um pouco frio, mas o tempo ajudava bastante quase sem nuvens.

Escadaria no Início da Trilha

Continuei a escalada por mais uns 25 minutos até fazer a segunda parada, na gruta que fica bem próximo ao cume. Tomei um pouco de água e encontrei uma garota que estava descendo.

Conversamos por alguns segundos e ela me disse que estava muito frio e ventando lá em cima.

Escalada Perto do Cume

Prossegui a subida e logo avistei o cume do Canal.

Percebi também que havia algumas pessoas no cume do Morro do Vigia, que fica próximo dali, pelo barulho que estavam fazendo. Acho que era uma turma bem grande.

Cume do Morro do Canal - Quase Lá

As 11:00 hs precisamente eu tinha atingido o cume do Morro do Canal pela terceira vez e pela primeira sozinho.

Terceira Conquista - Cume Morro do Canal

Fui até a borda e me sentei atrás de uma pedra para me proteger do vento e contemplar o maravilhoso visual.

Visual do Cume do Morro do Canal

Para o lado de Curitiba, a vista estava linda, com o céu totalmente aberto e com uma visão maravilhosa.

Já para o lado das praias, não dava para ver praticamente nada devido a forte neblina.

Neblina para o Lado das Praias

Fui até a parte detrás do cume quando percebo uma nuvem não muito larga, mas muito densa se aproximando rapidamente do morro.

A nuvem bateu um pouco abaixo do cume e subiu formando uma cachoeira invertida. Um espetáculo que poucas vezes vi mais bonito. Simplesmente inesquecível.

Por volta das 11:40 hs, vejo duas pessoas logo abaixo, se aproximando do cume.

Emanuel e Matheus Chegando no Cume

Resolvi esperá-los antes de descer para conversarmos um pouco.

Emanuel e Matheus chegaram até mim e iniciamos um animado papo sobre escaladas, morros e pontos a se conhecer. Trocamos e-mail e telefone e já deixamos combinado duas aventuras: Morro Araçatuba (com Emanuel como guia) e Pico Paraná (esse eu serei o guia).

Mais 5 minutos de agradável conversa e eles partiram para fazer a travessia, que inclui o Morro Pedra Amarela e o Morro do Vigia (como descrevo em um dos posts anteriores mais abaixo).

Iniciei a descida as 12:30 hs.

A Descida

Devagar e com muito cuidado, pois sozinho qualquer contusão pode ser muito problemática, fui descendo e curtindo muito a natureza, com suas cores e cheiros diferentes do que estamos acostumados.

40 minutos depois, as 13:10 hs estava de volta a Chácara.

Final da Trilha

Feliz e realizado pela nova conquista, em nenhum momento me arrependi de ter subido sozinho. A sensação de dever cumprido e prazer por conseguir é realmente muito boa.

Para finalizar, o meu conselho para quem quer caminhar e escalar por aí sozinho:

Vá sim!!! Independente da experiência, vá!

Claro que todo cuidado é pouco e roupas, calçados e mochila adequados (além dos primeiros socorros) são essenciais, mas não deixe de curtir apenas por não ter com quem ir junto.

Vá e encontre-se com você mesmo, medite um pouco, contemple o visual e agradeça por ter o prazer de poder ter chegado a um objetivo seu. Esse é o maior dos prêmios.

LC - Terceira Conquista - Cume Morro do Canal

Ótima semana a todos e no próximo sábado, devo subir ao Morro Araçatuba e claro, relatarei aqui como de costume.

Mais fotos dessa aventura em:

http://picasaweb.google.com/theossi2/TerceiraVezMorroDoCanal#


Grande abraço,

Luis Cláudio D. Theossi
" Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera!!!"

Nenhum comentário: