terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escalada do Morro Araçatuba - Tijucas do Sul - Paraná

Visão do Cume do Morro Araçatuba

Bem, após 6 meses de molho por causa do pé esquerdo quebrado (futebol é um esporte muito radical), finalmente voltei as escaladas nesse final de janeiro.

Nesse último final de semana (29/01/11) resolvemos subir o Morro Araçatuba que fica no Município de Tijucas do Sul a aproximadamente 50 Km de Curitiba. Acesso se dá pela BR 376, através do Bairro do Matulão.

Raythan, Tais, LC e Marina Chegando a Base do Morro

O Morro do Araçatuba é uma das montanhas mais frias do Paraná, pois recebe ventos sul diretamente sem nenhuma barreira.

A montanha em si tem poucas dificuldades de subida (são alguns paredões que exigem bastante das pernas, mas nada técnicos). O pessoal costuma subir a noite para evitar o sol que bate de frente à montanha, pois existem poucas arvores ou quase nada (somente no começo da trilha).

Na Floresta - Início da Trilha

No verão e primavera, o calor é intenso de dia e a noite um pouco fria. Durante os meses de inverno é normal haver geadas fortes e o solo da montanha congela. Segundo consta, ali já nevou algumas vezes.

As Barracas no Cume do Araçatuba

A duração da caminhada é entre 3 e 5 horas dependendo do preparo físico e do peso da mochila.

É Prá Lá que Vamos!!!

Em seu cume o visual é magnífico (com seus 1.680 metros), sendo possível ver a baia de Guaratuba e pequena parte do litoral catarinense

1680 metros no Cume do Araçatuba

Um tapete gigante de capim rasteiro espalha-se por quase todo o corpo da montanha até o cume.

Visão do Cume do Morro Araçatuba 2

Parte da montanha é usada como pasto pelos proprietários e, por causa dos animais, há muitas trilhas até o cume, a trilha que os montanhistas usam é bem marcada contudo, é fácil se perder mas isso não é um grande problema pois é possível ver o falso cume e utilizá-lo como referência.

As Vacas Mutantes da Trilha do Araçatuba

Por causa da baixa e alta temperatura ao mesmo tempo, é normal na serra que envolve o Araçatuba um verdadeiro mar de nuvens.

LC e Marina na Neblina

No cume, nos encontramos com os amigos do Nas Nuvens Montanhismo ( www.nasnuvensmontanhismo.com.br), o Vinicius (www.amontanha.com.br) e Allyson que estavam passando pelo Araçatuba em direção ao Baleia, para estudar o terreno para a travessia Araçatuba - Monte Crista.

Vinicius e Allyson no Cume do Araçatuba

Tivemos alguns imprevistos nessa montanhada, como uma vareta de minha barraca que quebrou, o que nos deixaria expostos ao vento e a chuva.

Barraca Quebrada

Mas conseguimos depois de algum tempo e bolhas nas mãos dar um jeito e consertamos a barraca

LC e Raythan Consertando a Barraca

Após os consertos e mais tranquilos, a noite não poderia faltar o tradicional gnochi ao molho bolonhesa regado ao vinho.

LC e Marina e o Gnochi

E também teve a estréia de minha nova iluminação.

Meu Novo Tripé Multiuso

Choveu um pouco a noite, mas a temperatuva manteve-se estável, sem o frio rotineiro.

De manhã, logo as 6 hs o cume estava todo tomado pela neblina, mas que logo dissipou-se deixando o visual claro e pudemos contemplar o amanhecer.

Amanhecer no Morro Araçatuba

Aproveitamos o tempo para tirar mais fotos e começamos os preparativos para o retorno.

LC no Cume do Araçatuba
As 10:30 hs, nos despedimos do cume do Araçatuba e iniciamos a descida.

A Inevitável Volta

As 12:30 hs, estávamos de volta ao carro, para voltarmos ao mundo real, em Curitiba, mas nunca dizendo adeus e sim, um até logo para uma das montanhas mais gostosas e bonitas do Paraná!!!

Tracking GPS Morro Araçatuba

Caso queira ver todas as fotos que tiramos dessa aventura no Morro Araçatuba, segue abaixo o link:

OK, até a próxima aventura!!!

Dúvidas, sugestões ou críticas, fiquem a vontade para me enviar um e-mail: theossi@gmail.com