quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ilha do Mel


Passeio na Ilha do Mel nos dias 21 e 22 de março de 2009.


Um lugar fantástico e ótimo para trekkings leves. Existem várias trilhas e o principais pontos turisticos podem ser alcançados com caminhadas de níveis baixo e médio.


Farol
Em 1872 foi erguido o Farol das conchas, por ordem de Dom Pedro II, com a finalidade de orientar os navegadores da região.

O Farol é todo feito em ferro fundido e considerado uma das grandes obras de engenharia da época.

Sua escadaria com centenas de degraus levam a um dos mais belos locais de nosso litoral, que proporciona visão a todo a região e serra do mar.


Fortaleza
No século XVIII, a Ilha do Mel por sua localização estratégica era considerada de vital importância na defesa do Porto Dom Pedro II, um dos mais movimentados do país já na época.

Por ordem de Dom José I, foi construída em 1767 a Fortaleza de Nossa Senhora do Prazeres ou Fortaleza da Barra, com o objetivo de garantir a segurança da região e do porto por onde eram embarcados produtos extraídos do continente, como a madeira, erva-mate e o ouro.

Em 1850 aconteceu a batalha contra o vapor de guerra inglês Cormorant que aprisionou naus brasileiras carregadas de escravos.

Os canhões da fortaleza cuspiram fogo e o evento ficou conhecido como “Combate Cormorant”.

Da fortaleza restam apenas ruínas hoje tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Do alto do Mirante da Fortaleza que se atinge por trilha com pedras centenárias e vegetação exuberante, visualizam-se ainda os canhões apontados para a entrada da baía.


_________________________________________________
Para mais fotos da Ilha do Mel, acesse:
http://picasaweb.google.com/theossi2/IlhaDoMelPR#


Um abraço,
LC

Nenhum comentário: