sábado, 4 de abril de 2009

Travessia Morro do Canal - Morro do Vigia

Sabadão perfeito hoje. Após muitos anos voltei a escalar as montanhas. Fantástico, inesquecível, ou simplesmente a coisa que eu mais gosto de fazer.

Acordamos as 6:30 hs.

Tomamos café.

Partimos para o sítio do sr. Zezinho as 8:00 hs.
Após esperar o pessoal que nos acompanhou chegar de bike na parada do pegágio da BR 277, partimos as 9:00 hs para o sítio.

9:15 hs - Chegada ao sítio do sr. Zezinho

9:30 hs - Início do trekking para o Morro do Canal.

10:15 hs - Primeiro imprevisto, nem bem comecei e já tive uma leve torção em meu pé esquerdo (sempre ele).
10:30 hs - Ataque final ao cume do Morro do Canal, uma subida de uns 60° que exige demais das pernas e braços. Ainda bem que tem uma espécie de escadas de metal cravadas nas rochas e algumas cordas nas mais íngremes.

11:00 hs - Chegamos ao cume do Morro do Canal. São Pedro ajudou demais e o tempo estava ótimo. Uma visão privilegiada e para poucos. Dali avistamos São José dos Pinhais inteiro e grande parte de Curitiba. Alé é claro dos exuberantes morros, da represa e do próximo objetivo, o Morro da Pedra Amarela.
11:30 hs - Os nossos companheiros bikers acabam de chegar (claro que sem as magrelas) e fazemos um lanche e uma pausinha para a água.

12:00 hs - Iniciamos a descida do Canal, onde escorregões, tropeções, mãos e pernas cortadas, muito mato fechado, descidas íngremes e lama. Uma descida em queda quase livre apenas com cordas de mais ou menos 15 metros separam as crianças dos homens, e uma vez lá embaixo, a única escolha é prosseguir...
12:45 hs - Iniciamos a subida do Pedra Amarela, que fica ao lado do Pirocão. Subida maior mas mais leve que o do Canal, pois ela não é tão acentuada, variando de 30° a 45° por dentro da mata um pouco fechada. A vantagem é que com isso escapamos do sol.

13:30 hs - Cume do Pedra Amarela. Mais uma pausa para o esplêndido visual, agora com visão para quase todo o complexo Marumby, nos fazendo sonhar com as próximas aventuras. Mais um lanche rápido, água e descer...14:00 hs - Começamos a descer o Pedra Amarela em direção ao Morro do Vigia. Muitas pedras, mato fechado e muitos escorregões. As mulheres são as que estão mais reclamando...

14:30 hs - Inicio da subida da Torre do Vigia. Subida mais leve, pois contornamos todo o morro de pedras. Uma escalada leve em corda e mato para vencer. 15 minutos e estamos quase lá.

14:45 hs - Cume da Torre do Vigia. Visão privilegiada. São José dos Pinhais e Curitiba ao longe... Para trás todo o Complexo do Marumby e ao lado, nossos dois primeiros desafios vencidos, o Canal e o Pedra Amarela. 15 minutos de descanço no cume e...
15:00 hs - Inicio da descida da Torre do Vigia e trekking nível médio em direção ao sítio do sr. Zezinho. Mais escorregões, arranhões nas pernas e braços, alguns pequenos tombos, dor em músculos que nem sabíamos que tínhamos e finalmente...
15:55 hs - Chegada ao sítio do sr. Zezinho. Almoço com galinha caipira, polenta, arroz, feijão e salada, além e claro de várias Skol´s na mais que merecida comemoração dos primeiros 3 picos conquistados.
Faltam muitos ainda, mas temos que recomeçar uma hora, e nada melhor do que três de uma vez.

Chegamos em casa as 17:30 hs, banho demorado e cuidar dos arranhões no corpo todo.

Agora é só descançar e pensar na próxima semana: Trekking nas cachoeiras de Prudentópolis!

Quem quiser ver as fotos completas da nossa aventura nos Morros do Canal, Pedra Amarela e Vigia, clique no link abaixo:


http://picasaweb.google.com/theossi2/TravessiaMorroDoCanalMorroDoVigia#


Vídeo da Torre do Vigia:




Frase do Dia:

" - No cume de uma montanha eu acho que é o mais perto de Deus que posso chegar." - LC

Um comentário:

Rogério disse...

Muito legal essas fotos. Queria saber como chego até o início da trilha, pois não conheço bem essa região.

Parabéns pelo Blog. Bem legal e com informações úteis.

Grande abraço.